Baseado no post anterior, pretendo escrever uma série de posts usando o TortoiseSVN para trabalhar com controle de versão num projeto que estou realizando, que se der pretendo colocar minhas experiências aqui, mas isto fica para outros posts.

O Visual Studio não possui integrado outros controles de versão senão o Visual Source Safe (VSS) da própria Microsoft. Eu já trabalhei com o VSS numa empresa o qual estagiei, mas era disponível para desenvolvimento numa rede local. Ter um servidor rodando Windows e com o VSS não é nada comum. Por este motivo optei pelo Subversion.

No post anterior, expliquei sobre como importar um projeto no repositório, dar checkout e realizar um commit simples. Agora vou citar algumas configurações que devem ser feitas quando lidamos com solutions do Visual Studio.

Uma solução é composta de 1 ou mais projetos, estas informações ficam no arquivo *.sln. Cada projeto é compilado e gera dois diretórios bin e obj. Estes arquivos não são de interesse ao controle de versão, uma vez que a responsabilidade dele é apenas gerenciar códigos.

Portanto, devemos eliminar estes diretórios do repositório para isso utilizamos properties do SVN, usando a property svn:ignore.

A configuração do property é particular de um diretório e fica registrado nos arquivos contidos no diretório .svn (ou _svn) que só podem ser vistos se alterar a visualização de arquivos do Windows para exibir arquivos ocultos. Pelo fato desta configuração ser inserida nestes diretórios, ao criarmos um projeto novo que não esta no repositório, esta informação não fica registrada para este projeto, resultando na adição dos diretórios bin e obj. Seria necessário selecionar manualmente cada arquivo que seria submetido excluindo tudo que tem relação com o diretório bin e obj.

Para este problema podemos declarar globalmente o que remover. Assim teremos de remover os seguintes arquivos para uma solução no SVN:

bin obj *.suo *.user
  • bin e obj - são diretório de arquivos binários (compilados)
  • *.suo - corresponde às configurações de usuário para a solução
  • *.user - corresponde às configurações de usuário para o projeto

A seguir vou apresentar como realizar cada operação (inserindo properties e global ignore) e comentários sobre problemas que tive e como tratei eles.

Ignorando Diretórios e Arquivos no Subversion

Num diretório com o projeto gerenciado pelo SVN, clique com o direito e TortoiseSVN > Properties, como ilustra a figura abaixo:

tsvn_04 

Em seguida vamos adicionar uma properti svn:ignore com valores

bin obj *.suo *.user

Com espaços entre cada entrada, marque a opção: Apply property recursively. Isso irá aplicar a todos os subdiretórios recursivamente a mesma property facilitando o trabalho de ter que replicar a mesma configuração para todos os diretórios.

Entretanto, os diretórios que não estão sobre controle (sem .svn/_svn) não terão esta restrição, entao ao dar um Add os arquivos não desejados serão adicionados, sendo necessário fazer a seleção manual. Para este problema a melhor solução é usar configurações globais de ignore aplicando isso a qualquer diretório.

tsvn_03

Ignorando Globalmente Arquivos e Diretórios

Vá em TortoiseSVN > Settings

tsvn_01

Adicione os elementos "bin obj *.suo *.user" como feito acima em "Global ignore patterns"

tsvn_02

Agora o trabalho de dar Add simplificou, garantindo que será adicionado apenas arquivos de código ou necessários para a solução.

Problemas e Soluções

Um dos detalhes que tem que se considerar quando se trata de Visual Studio é que os arquivos que gerenciam os arquivos de solução e projeto, são atualizados somente se for realizando um build da solução e projeto.

Por exemplo, se adicionamos uma referência a um projeto ou *.dll o arquivo que gerencias estas referências será alterando somente se houver alguma classe que referêncie a ela, usando o using por exemplo.

Da mesma forma, para remover uma referência não utilizada mais, é preciso removê-la do references e em seguida executar um Build do projeto ou solução para que as alterações sejam registradas no arquivo e assim resultar numa nova versão do arquivo.

Outra situação é se você já deu commit nos arquivos que devem ser ignorados. O jeito é removê-los antes de aplicar o ignore, senão você não terá como dar commit nos arquivos deletados. Realize estas operações com a solução fechada no Visual Studio.

Uma vez corrigido você poderá aplicar as restrições e assim colocar ordem no repositório.