Postando diretamente do Windows 7 beta 1 64-bit. Ainda não testei as funcionalidades, mas estou apenas reportando que é possível instalar o Windows 7 no Macbook Pro Unibody (late 2008).

A instalação é feito como usual. Execute o Boot Camp Assistant no Leopard e defina uma partição, recomendo o default de 32 Gb, por que a instalação consumiu quase 16Gb. Eu sei que memória esta barato hoje, mas 16 Gb é demais.

Bom, após a instalação coloquei o CD de instalação do Macbook Pro para instalar os drivers do boot camp 2.1. E reiniciei a máquina.

Bom, agora acontece o problema que eu já havia encontrando quando tentei instalar o Windows Vista Business 32-bit. Após a instalação do boot camp ao logar aconteciam duas cituações: BSOD (sim por causa do driver de vídeo) ou ficava travado depois da autenticação.

Bom, no Windows 7 foi a mesma coisa. Para contornar este problema reiniciei em modo seguro (safe mode), basta pressionar a tecla F8 quando a máquina estiver carregando.

Desinstalei o driver da NVidia e reiniciei a máquina. Após o reinicio o Windows voltou a instalar um driver default e assim baixei o driver no site da nVidia para notebook versão 179.28 for Windows Vista x64 (beta). Instalei e reiniciei a máquina e assim consegui me autenticar no sistema normalmente.

windows7b1_full

Aparentemente está funcionando normalmente. Instalei antes de tudo o fix do problema com MP3 (KB961367 – x64).

Após isso configurei o IE8 e instalei o Firefox 3.0.5 (x86) em seguida, nenhum problema encontrado.

Rodei o Windows Experience para ver a minha nota e obtive o seguinte resultado:

windows7b1_score

Score de 2.9 por causa do Hard Disk. Sinceramente, fiquei desapontado com o resultado, não espera um valor tão baixo para o HD, se levar em conta que agora o ranking vai até 7,9.

O resto foi aceitável. Não esperava obter tudo no máximo visto que estou usando um notebook.

Agora outro problema já muito comentado em vários lugares. Sim, o notebook esquenta… e muito! Pelo fato de ele executar em high performance usando a NVidia Geforce 9600M GT a temperatura eleva-se muito rápido se comparado o uso no Leopard.

Infelizmente, este problema não tem uma solução simples e prática. Não existe um utilitário que possamos usar para gerenciar a rotação das FANs e eles só entram em ação com o notebook bem quente.

A maioria do pessoal recomenda usar o smcFanController (do Mac OSX) e definir um valor de rotação e reiniciar a máquina botando o Windows Vista/7b1, pois uma vez setado a configuração permanece fixa até que o computador seja desligado.

Um último detalhe é o trackpad. Instalei o update do multitouch da Apple, porém se habilitado o click com tap (sem o click do botão) a sensibilidade esta muito alta. Quando tento navegar com o mouse pela tela, normalmente você vai executando vários tappings, por que o trackpad não é grande o suficiente, e isso acaba causa misclicks indesejáveis, acabei optando por usar o click button mesmo.

Bom, basicamente é isso sobre a instalação. Vou experimentar a instalação do Visual Studio 2008 Professional SP1 e o SQL Express 2008. E vários outros utilitários que não podem faltar.

[dica] Para tirar screenshot o atalho é Fn + Shift + F11 (full) e só a janela ativa Fn + Shift + Alt (Option) + F11

[update] Não sei por que mas o eject do driver não está mais funcionando, funcionou antes da instalação dos drivers do boot camp. Achando uma solução atualizo o post.