Acabei de pegar de volta meu HD que mandei reparar e agora tenho muito trabalho a fazer, gerar uma versão de backup para os documentos mais importantes e assim evitar a dor de cabeça que foi (e no bolso também).

Uma das etapas consistiu em guardar muitos documentos PDFs que tinha tanto em DVD como em outro dispositivo. Inicialmente, todos os PDFs que possuo estavam numa máquina compartilhada dentro da LAN, posso dizer que ela é um mini-servidor-multimídia-que-faz-trabalhos-secundários, operando 24/7, conhecido como "escravo" (the pcguy).

Brincadeiras a parte, copiei todos os PDFs para o meu Macbook Pro, pois frequentemente acesso alguns documentos e para manter um 'mirror' deles coloquei no meu notebook. Acontece que o volume de dados era tão grande que o Spotlight ficou louco. Alguns diagnosticaram problemas com um volume de documentos de 300 Mb, no meu caso ultrapassou a barreira dos 10Gb.

O Spotlight para quem não sabe, é o mecanismo de busca do MAC OSX que varre grande parte do conteúdo de informação que ali reside e que você comumente busca por eles (o Vista inclui este tipo de recurso no menu iniciar). Neste caso, o Spotlight tentou varrer (alias, ficou tentando até eu dar um fim na brincadeira) todos os PDFs e indexá-los para permitir uma busca efetiva. Porém, era muita informação e isso iria custar muito processamento e que na prática, para mim, seria inútil.

Você pode diagnosticar isso vendo que o processo mdworker consome uma certa quantia de processamento, aqui ficou em 20%, mas que deixou meu macbook pro na casa dos 73C a 3000 rpm. O jeito de resolver esse trabalho desnecessário foi acessar:

Preferences > Spotlight > Privacy e adicionar o diretório com os documentos PDFs, ou qualquer outra coisa que você não queira tornar público e de fácil acesso (acho que você consegue imaginar outra situação).

Com isso o notebook deve voltar ao seu estado normal.