Nos meus últimos 2 anos tenho dedicado a maior parte da minha evolução técnica no mundo .NET. Primeiramente, comecei a trabalhar com essa tecnologia, ao invés de java e, isto, de certa forma me influênciou, mas com o tempo acabei me apaixonando pela linguagem C#. A realidade é que prefiro muito mais C# do que Java, porém não se pode ignorar a comunidade Java que existem muito mais soluções em nível Enterprise.

A plataforma .NET é muito fechada as decisões da Microsoft. O ASP.NET é uma das plataformas das quais não me sinto vontade de trabalhar, ela fica extremamente difícil de aplicar padrões. De uns dois ou três anos para cá é que isso tem modificado com o surgimento de frameworks opensource, como Castle Project, NHibernate, IoC e muitos outros. Contudo, todos são originários de frentes vindas do Java.

A linguagem Java, em si, nem é o aspecto mais importante para mim, e sim, as tecnologias que envolvem para se desenvolver uma aplicação.

Por este motivo, estou pensando em começar a trabalhar com Java, novamente, mas como uma visão de soluções corporativas.

Vou começar a estudar alguns frameworks web, principalmente pelo aspecto de arquitetura, que é uma área a qual tenho um grande interesse em me aprofundar.

Não vou deixar o mundo .NET, mas tentarei escrever algumas coisas sobre Java contando minhas experiências.

Não me esqueci dos posts sobre ASP.NET MVC não.

Até a próxima!