Após 1 ano de experiência com Mac OSX Leopard estou migrando para o Snow Leopard.

Como um usuário de anos de uso do Windows, meu velho costume é o de sempre fazer um fresh/clean install do sistema operacional. Normalmente, no Windows o motivo de fazer um clean install é para conseguir de volta o desempenho do sistema operacional depois de inúmeros programas, de certo modo, inúteis, e como muitos sabem o uninstall não faz um uninstall completo. Por este motivo formatação para mim tem sido sempre a melhor opção.

Já no Mac não tive muito este problema de queda no desempenho. Claro que com o tempo você começa a instalar inúmeros aplicativos existem vários serviços para serem subidos no sistema operacional e isso reduz um pouco o desempenho do boot. Então resolvi fazer o upgrade do Leopard para o Snow Leopard e ver no que dá.

Tudo que fiz foi dar uma pesquisada na internet sobre quais os melhores procedimentos para se realizar o upgrade. Como a maioria dos sites, as recomendações foram:

  • Backup dos dados com Time Machine + DVD: neste caso eu só optei pelo Time Machine para um HD externo

  • Limpeza: uma das partes mais demoradas ("chatas") do trabalho de instalação do sistema operacional. É uma ótima oportunidade para remover todo aquele "lixo" que você nem sabia que existia, principalmente do Downloads, cheguei a remover +5Gb só neste diretório

  • Remoção de aplicativos: Aproveitei para remover algums Apps trials que instalei, utilizando junto o AppSweeper do Hazel que notifica arquivos não removidos da remoção do App.

  • Limpeza do Sistema Operacional: recomendo o Onyx principalmente por que ele faz uma verificação do "estado" do seu HD, e vendo se não existe nenhum problema que poderia prejudicar o upgrade. Outra opção é o Cocktail que é pago.

Feito estas etapas, foi somente colocar o DVD de instalação do Snow Leopard e esperar por volta de 1h e BOOM, Snow Leopard instalado.

Infelizmente, existem alguns efeitos colaterais do upgrade, mas que para mim não foram muito significativos. Um deles foi apenas que uma conta de usuário (para desenvolvimento) sumiu. Como esta conta não tinha nada, para mim foi indiferente, mas de uma buscada na internet se para você isto for importante.

Bom, depois da instalação não tive muitos problemas, os principais aplicativos continuaram funcionando. Todos os apps com suporte a 64-bits já começaram a aparecer no Activity Monitor. Nós próximos posts estarei reportando alguns problemas e soluções que apliquei após a atualização.

Só posso dizer que até o momento não sinto problema em não ter feito um clean install, mas posso dizer que sinto falta deste trabalho após longos anos de experiência do Windows...